sexta-feira, 17 de julho de 2009

O grupo é o lugar da felicidade do jovem que foi



Tarde de sábado. Ele subia em direção ao salão comunitário de sua paróquia. Conforme um velho e mau hábito maldizia por ter de se submeter a um curso preparatório para o sacramento da crisma, que certamente, nas suas ideias, seria ministrado por um padre ou uma freira chatos e moralistas. Como alguém em tão tenra idade consegue atribuir a alguém a qualidade de moralista? Talvez não o faça...Vai saber, né!?!?

Chegou... foi bem recebido por um cara que não me descreveu como era. Estava nervoso. Ao começar o curso, ficou surpreso com o clima informal; aberto como a coisa era conduzida. Sentiu-se tão bem quanto em casa. Divertiu-se e tagarelou durante todo o tempo que ali esteve, não perdeu uma oportunidade que fosse para soltar uma piadinha.

- Dizem que aquele cara é do grupo de jovens daqui!! - Soprou-lhe ao ouvido o espírito (ou O Espírito) que lhe imprimia no coração para sempre aquele momento tão gostoso.

- Sério? Que legal, muito massa a aula dele, mó gente boa!! Vou convidar um chegado meu pra vir aqui semana que vem. Assim o fez e nem imaginava o quanto aquilo seria bom.

Semanas depois também faziam parte do grupo de jovens seu amigo e ele. Os dois andavam de bicicleta pra todo lado e um belo dia ele descobriu que seu amigo tocava violão:

- Cê toca violão véi!?!?!

- Toco uai

- Massa, vô aprender também...

Aprendeu alguns acordes, levava a pasta de cifras do coral pra casa e tentava tocar as que mais gostava. Comprou revistinhas das bandas que mais curtia, logo se arriscou a tocar nas missas, com o passar do tempo era o tocador oficial e passou a ajudar no curso de crisma também. Acreditava que todos deveriam curtir aquele modelo de que ele tanto gostou. De certa forma deu certo, tanto que um carinha da turma que se preparava para crismar lhe sugeriu formar uma banda pra tocar na igreja.

- Mal sei tocar violão, mas vamo nessa. Formaram a banda, cristalizou-se mais uma sólida amizade, abriram-se mais perspectivas...

Anos mais tarde era coordenador da Pastoral da Juventude da paróquia. Tinha muita vontade de promover um entrosamento com outros grupos da cidade. Um dia apareceram uns caras com uma proposta de confraternização entre os grupos de jovens da cidade. Então aos poucos foi tomando contato com outros coordenadores e juntos promoveram uma série de encontros para aproximar os grupos criando assim uma "PJ orgânica" (fez questão de usar as palavras de um dos caras que deu a idéia de reunir o grupos da cidade).

O tempo foi passando, ele foi se consolidando como uma jovem liderança forânea, regional, arquidiocesana... e curte até hoje tanto quanto pode e põe o melhor de si nessas empreitadas juvenis (chato às vezes, é que o melhor de si não é o bastante e outras vezes nem é tão melhor assim, mas la nave va). Em síntese temos aí uma liderança e parte do caminho que percoreu, adiante vamos nos ater às encruzilhadas desse caminho ou àquelas que nos forem permitidas abordar, e claro, dos caras e das minas que marcaram essa jornada.

2 comentários:

  1. Sensacional o post...
    Quando crescer quero escrever com estilo como você...
    É muito massa poder ler essas coisas...
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Não vou te elogiar, porque já fiz isso ontem e vc já está ficando muito metido para o meu gosto....rsrsrs

    lindo post...parabéns...essa história me é familiar...

    ResponderExcluir